top of page

SOBRE

            A função do arquiteto é modificar e adaptar o meio físico através das necessidades do homem. Porém para que isso seja feito racionalmente, é preciso possuir conhecimento da área em que estamos trabalhando. Para o estudo e análise das características do meio são utilizadas outras ciências, como por exemplo topografia, geologia, entre outras. Tais ciências estudam o meio a se inserir a construção, porém uma das principais ciências responsável pela adaptação e modulação da construção em determinado meio é a Física.          

            O aprendizado de física é muito importante para a formação dos alunos de graduação dos mais diversos cursos, no entanto o ensino de física para arquitetura ainda é um desafio. Se muitos sãos os textos específicos tratando da aplicação da física em engenharias e mesmo na biologia, o mesmo não ocorre com a aplicação da física na arquitetura.

          Apesar desta dificuldade, a física aplicada a arquitetura é de extrema importância. Pode-se perceber essa necessidade quando nos deparamos com grandes edifícios de bela estética, mas que possuem deficiência na questão do conforto seja ele térmico, acústico ou lumínico. Ensinar física para esses estudantes requer, então, adaptar o conteúdo e os métodos de ensino de física de forma que o aluno desenvolva o interesse ao relacionar este conteúdo à prática específica na arquitetura. 

           Para auxiliar nesse processo foi criado o site ArquitemFisica em junho de 2015.  O site contém, as aulas de Física Térmica e Ondulatória ministradas aos alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto, além de experimentos de física abordando aspectos do conforto térmico, acústico e luminoso e uma seleção de várias reportagens divulgadas pela imprensa em que se pode relacionar aspectos conjuntos da física e da arquitetura.  

            Dessa maneira os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo possuem acesso a mais uma ferramenta de apoio para a disciplina de Física Térmica e Ondulatória, além ajudar no desenvolvimento de sua capacidade de compreender a física e a sua aplicação no domínio da investigação dos problemas ligados a arquitetura.

 

 

 

APOIO

O projeto ARQUITEMFISICA teve apoio:

 

Da Capes através do Programa Jovens Talentos para a Ciência,

 

da UFOP através do programa Pró-ativa e

 

do LABSIMCO, Laboratório de Simulação Computacional da Departamento de Física da UFOP 

 

 

bottom of page